SOCIODIVERSIDADE QUILOMBOLA


A importância da existência de uma alta taxa de biodiversidade no planeta vem sendo reconhecida como fator de riqueza regional, nacional, quando não planetária.  O mesmo não vem ocorrendo no que concerne á sociodiversidade. Nem mesmo timidamente. Mesmo os boletins das raras agências internacionais dedicados à sobrevivência de sistemas sociais/modos de vida distintos do sistema de vida atual, para perceber que ainda, cada ano, um número significado, de sociedades “nativas”, é aniquilado biologicamente ou então compulsoriamente assimilado; isso nos raros lugares do planeta onde elas ainda teimam em sobreviver ao intenso processo de expansão européia desencadeando desde há aproximadamente 200 mil dias.

Preservar a história, recuperar a memória e os acervos do Feconezu e das Entidades/Grupos que lhe deram origem, tem como primeira tarefa influenciar a discussão sobre a importância da pluralidade sociocultural e perceber a sociodiversidade como fator de riqueza regional, nacional e planetária.

Nossa esperança é que brevemente venhamos a entender, coletivamente, que, a cada vez que uma sociedade nativa, tal qual a Quilombola, é soterrada num rincão de terra, vai com ela um repertório milenarmente estudado de soluções materiais e existenciais E que essas soluções poderão, um dia, ser fundamentais para o nosso bem-estar material e existencial.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO FECONEZU.

Novembro de 2009.

Caixa Postal 547 – CEP: 13012-970 – Interior/SP. feconezu@gmail.com